Por Edson Ferrara, Gerente de Serviços de Energia da Trane
A urgente necessidade de
redução do consumo de todas as fontes de energia existentes coloca a área de Energy Services em destaque no cenário
mundial. Além da questão ambiental, a constante busca por eficiência energética
dos sistemas, o conforto e a segurança do consumidor passam a ser objetivos estratégicos
de empresas comprometidas com seus clientes.
O
crescente aumento nas tarifas de energia elétrica faz com que os empreendedores
estejam mais atentos a desperdícios comuns, principalmente em edificações mais
antigas, tentando manter o balanço econômico de seus negócios.
Em
geral, um dos maiores consumidores de energia elétrica em um edifício é o
sistema de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (HVAC), chegando a ser, em
alguns casos, responsável por até 60% dos custos de energia de empreendimentos
como shopping centers ou prédios comerciais. Nestes centros comerciais
encontram-se grandes oportunidades de melhorias energéticas, seja empregando uma
manutenção mais adequada, investindo na otimização da operação através de
sistemas de automação, ou renovação de toda central de água gelada.
No Brasil, o mercado de HVAC em
edifícios comerciais e shopping centers é considerado maduro, com grande número
de instalações antigas ainda operando. Investir em eficiência é fundamental
para o equilíbrio financeiro destes centros comerciais, assim como monitorar o
consumo de energia, gerir e traçar melhorias, mantendo o conforto e satisfação
dos clientes.
Cada shopping center possui características próprias que irão definir
diferentes estratégias para a implantação do projeto de modernização dos
sistemas, visando a redução do consumo de energia. É preciso identificar e
avaliar as oportunidades para tornar as plantas mais eficientes, criar um plano
personalizado para gerenciar os custos de energia, desenvolver e implementar o
projeto de economia de energia e validar o projeto após a sua implementação.
É o caso do Flamboyant Shopping
Center, em Goiânia, onde foi implementada a primeira fase do projeto de
eficiência em uma das centrais de água gelada. Após a substituição dos
equipamentos, uma economia de 36% na conta de energia da subestação que atende
a área desta central pôde ser observada. A segunda fase do projeto, em
andamento, tem como objetivo melhorar ainda mais a eficiência alcançada, com a
implementação de um sistema de automação que permitirá a operação conjugada dos chillers, bombas, torres e tanque de termo
acumulação. Neste caso, após a implementação da segunda fase do projeto, existem
ainda benefícios não mensuráveis, como a otimização da operação do sistema e
melhoria da satisfação térmica dos usuários (lojistas e clientes).
Investimentos deste tipo estão
se tornando cada vez mais comuns, onde os administradores e proprietários dos shoppings centers e edifícios comerciais
buscam combinar eficiência energética, conforto térmico e respeito ao meio
ambiente. Esse movimento reforça a importância estratégica da área de Energy Services, para que a
implementação seja feita de forma efetiva.